quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Frankenweenie


Se eu fosse ao cinema hoje, iria ver este filme de Tim Burton... Feliz dia das Bruxas!

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Viagem a Portugal- José Saramago


Este livro foi editado em 1985 e é óptimo para quem gosta de viajar e ainda melhor para quem quer descobrir Portugal (continental) em recantos que nos poderão passar despercebidos caso não se passe uma vista de olhos neste romance. Quem gosta de arte e sabe reconhecê-la onde ela existe, com certeza irá gostar de ler a opinião do "viajante" deste livro que começa a viagem no norte de Portugal, na fronteira com Espanha, com aquilo que se pode chamar de "Sermão aos peixes" e acaba na costa Alentejana, não sem antes ter passado pelo Algarve. Recomendo este livro para quem tem curiosidade sobre pequenos lugares com grandes maravilhas escondidas. Também recomendo este livro a quem queira visitar partes do nosso país, ou todo ele, e descobrir sítios que não são, talvez, tão reconhecidos mas que contêm encantos muito próprios.  Este livro tem um índice sobre os lugares por onde Saramago passou, o que também facilita a leitura de alguém mais apressado que queira saber a opinião do escritor sobre um determinado lugar mas sem muita demora. Um livro obrigatório para quem gosta de viajar!

domingo, 28 de outubro de 2012

Duas irmãs, um rei




E pronto, consegui finalmente ver este filme que me despertava tanta curiosidade e posso dizer que gostei muito. No entanto, e embora goste muito dos actores do filme, estou demasiado "apegada" aos actores da série "Tudors" que acabo por gostar mais mesmo assim. É um filme, não pode ser tão pormenorizado como uma série, ou o próprio livro de Philippa Gregory que o inspirou. No entanto, acho que o realizador captou o mais importante para o êxito no cinema, neste caso, o triângulo amoroso entre o rei Henrique VIII e as duas irmãs Bolena. Fica a ideia de que o rei Henrique VIII foi o principal "causador" do corte entre Inglaterra e o Vaticano, no entanto, deve salientar-se que Ana Bolena teve a sua grande parte de contribuição para tal. Um mulher calculista e de certo modo fria mas que mudou para sempre a história inglesa e que lhe deu aquela que ainda hoje dizem ter sido a melhor rainha  de Inglaterra: Elizabete I. 

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Sigur Rós- Glósóli


Adoro esta música e o vídeo também é muito bonito. Era tão bom se assim pudesse ser na vida real... Os Sigur Rós (Rosa da Vitória) vêm ao coliseu do Porto no dia 13 de Fevereiro de 2013 e no dia seguinte actuam no campo pequeno em Lisboa e de certeza que o concerto deles vai incluir esta "Glósóli" que pertence ao álbum "Takk...". Lembro-me muito bem da primeira vez que vi este vídeo. Foi no Top+ da RTP1 há já alguns anos e fiquei logo encantada. O modo como a música vai evoluindo em conjunto com o vídeo fazem, na minha opinião, uma combinação perfeita. Confesso que não conheço muito mais do trabalho desta banda bastante característica, embora saiba que já inúmeros álbuns foram lançados, sendo que este que referi é talvez o mais sonante por cá. Este ano editaram o sexto com o nome "Valtari". Os nomes não me dizem absolutamente nada mas a música deles encanta com certeza!

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Concurso Friskies



Gostaram deste vídeo? Então para quem ama animais e para quem adora gatos, aqui está um concurso com graça e feito à medida para vocês. 12 vídeos foram seleccionados para um concurso e é possível fazer a votação online para cada uma das categorias até 9 de Novembro. Para isso basta seguir o link abaixo. Divirtam-se!

http://www.thefriskies.com/

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Zulu Winter- Key to my heart


Estes meninos foram a primeira parte do concerto dos Keane. Também eles britânicos, apresentaram-nos alguns temas do album de estreia "Language". Eu gostei deles e o estilo ao vivo fez lembrar-me Franz Ferdinand, embora a música em si não se relacione. Este indie rock promete, pelo menos para mim...


Página oficial: http://www.zuluwinter.com/

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Keane no Coliseu do Porto


Espectacular! Adorei o concerto a que assisti ontem à noite. Foi para o agrado do meu marido que justamente fez anos mas não vou mentir e dizer que também não estava interessada. Esta banda britânica soube levar o coliseu ao rubro e só estive à espera de ver o Tom Chaplin e os restantes elementos a chorar de emoção. Com músicas de todos os álbuns, os Keane foram apresentando "Strangeland" com um aviso luminoso de cada vez que uma música compunha o último álbum. Com 2 "encores", as minhas músicas preferidas andaram lá todas, ou quase, pois se eles quisessem, tocariam a noite toda... Apoio do público não faltou, uma sala completa num domingo à noite. Lindo!

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Marsilio Cassotti


Estava eu a fazer "zapping", uma das coisas que mais gosto de fazer e deparei-me com a notícia (no Porto Canal) dum autor argentino chamado Marsilio Cassotti que estava de passagem por Portugal para apresentar o seu mais recente livro: "A rainha adúltera". Chamou-me particularmente a atenção pelo facto deste escritor se dedicar às rainhas portuguesas. Ora, numa altura em que já nada é valorizado no nosso país (e atenção, não estou a falar em tom de crítica a nós que somos povo, muito pelo contrário), é sempre bom ouvir alguém (ainda por cima de fora) dizer que gosta de escrever sobre a nosso história porque sente que os portugueses são um povo muito interessado pela sua história e que nesta altura de crise é óptimo ver esse interesse, já que pode ajudar-nos a aprendermos com erros passados se não os repetirmos. Gostei imenso da entrevista e pronto, acho que é mais um autor no qual eu me vou viciar... Já andei a pesquisar os livros dele e parecem muito interessantes. Que se lhe há-de fazer? Há vícios assim...


domingo, 14 de outubro de 2012

Para sempre, talvez...


Esta comédia romântica de 2008 veio dar uma lufada de ar fresco numa altura em que os filmes andavam um pouco sombrios no meu leitor de DVD. Com Ryan Reynolds, Isla Fisher, Abigail Breslin, Elizabeth Banks e Rachel Weisz, este filme, como boa comédia romântica que é tem um final feliz, no entanto, esse mesmo final é supreendente e vale a pena vê-lo. A história é a de William Heyes que está a divorciar-se quando a filha insiste em saber como é que o pai e a mãe se apaixonaram. Ele conta-lhe a história toda que envolve mais duas namoradas. A filha, Maya, é que tem de adivinhar quem era a mãe naquela história, a pessoa com quem se viria a casar... E não é que a menina adivinha mesmo?... 

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Mo Yan- Nobel da literatura 2012


Mo Yan ("Não fale"), pseudónimo de Guan Moye foi hoje laureado com o prémio Nobel da literatura de 2012. Esta semana não se fala de outra coisa, já que os prémios têm vindo a ser anunciados, e hoje a notícia é este escritor chinês que "com um realismo alucinante funde as lendas folclóricas, a história e o contemporâneo". Autor polémico na China e pouco conhecido em Portugal, Mo Yan inspira-se em Mário Vargas Llosa e certamente não demoraremos a ter os seus livros de realismo mágico traduzidos para a nossa língua. Se a curiosidade for grande, entre nós existe (ou não...) o "Peito grande, ancas largas", publicado na China em 1995 e reimpresso em 2007. Devido a conteúdo sexual e uma forma de escrever que talvez não favorecesse o Partido Comunista Chinês, teve que sair de circulação. Um livro que enaltece a mulher num país em que o homem domina. Um livro que cujo resumo já me deixou cheia de curiosidade... Parabéns!

domingo, 7 de outubro de 2012

Irreversível- Irreversible

Este filme francês de Gaspar Noé estreou em 2002 e tem muito que se lhe diga. Em primeiro lugar tem actores cujas caras são-nos familiares de outros filmes, como é o caso de Mónica Bellucci (Asterix e Obelix: Missão Cleópatra) e Vincent Cassel (Ocean twelve e Ocean thirtheen). "Irreversível" foi seleccionado para o festival de Cannes e tem um modo bastante particular de filmagem, já que é composto por várias cenas que nos são apresentadas por ordem cronológica inversa em que as cenas finais compõem o início do filme e o final do filme apresenta a situação inicial da história. Este filme tem duas cenas extremamente violentas, uma de assassínio e outra de violação, esta sendo das cenas de violação mais violentas e talvez mais reais  da história do cinema, não só pelo conteúdo como também pela duração. O início do filme não é nada fácil de se ver devido à forma como as filmagens são apresentadas, acompanhadas por um som bastante desagradável e enjoativo. Eu fiquei muito marcada pelo filme que tem um "falso final feliz", já que acaba no início da história quando estava ainda tudo bem, e digo-vos que este filme faz-nos pensar sobre como não agir, pelo menos é a minha opinião. Não vale a pena ansiar por vingança por um crime realizando outro, porque as coisas são "irreversíveis". Esta é a mensagem do filme. Eu direi que também não vale a pena ser imprudente e meter-mo-nos na boca do lobo... Ficaram curiosos? Aviso desde já que se forem demasiado sensíveis, não deve ver o filme. Se forem apenas sensíveis mas demasiado curiosos: boa sorte!

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

The Eggs Box Garage na Capital da Cultura


Em véspera de feriado (e eu bastante constipadinha por sinal) nada como ir apanhar um frio "polar" até Barcelos para ouvir música de aquecer o coração. Finalmente vi "The Eggs Box Garage" ao vivo. Vou ser muito sincera, estava muito frio e o ambiente não era o melhor mas adorei constatar que estes meninos são óptimos de ouvir ao vivo. A voz do vocalista (Pedro Ribeiro) é linda e adoro ouvir vozes afinadas! Jorge Gonçalves (Guitarra), José Gonçalves (Baixo) e Tiago Correia (Bateria e Bandolim) também estiveram muito bem. É verdade que só conheço o trabalho da banda há relativamente pouco tempo mas mais vale tarde do que nunca e digo-vos que quero assistir a mais concertos, espero que com melhor ambiente da próxima vez! A música deles vale a pena e só fico triste por não os ter visto nesta cidade maravilhosa que é Guimarães e de que sou vizinha com muito gosto! Deixo-vos com o vídeo Guimarães Noc-Noc em que a banda nos privilegia com "Ponto e Vírgula". Força rapazes!!!

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

O rapaz do pijama às riscas


Depois de alguns meses (talvez até 1 ou 2 anos), li recentemente o livro (drama) de John Boyne lançado em 2006. O filme impressionou-me, como quase todos os filmes que tenho visto que retratam a segura guerra mundial e por isso, tinha curiosidade em ler o livro que, não só é pequenino como é de leitura extremamente fácil. Obrigada Inês D. por mo teres emprestado... Há algumas diferenças mínimas entre o livro e o filme mas pela primeira vez talvez posso dizer que gostei mais do audiovisual. Às vezes, o crime não compensa e pode virar-se o destino contra os ditos "invencíveis"! Esta história dá que pensar e eu recomendo, sem dúvida que vejam o filme ou leiam o livro (ou então as duas coisas). Este livro faz parte do plano Nacional de leitura.

"Ao regressar da escola um dia, Bruno constata que as suas coisas estão a ser empacotadas. O seu pai tinha sido promovido no trabalho e toda a família tem de deixar a luxuosa casa onde vivia e mudar-se para outra cidade, onde Bruno não encontra ninguém com quem brincar nem nada para fazer. Pior do que isso, a nova casa é delimitada por uma vedação de arame que se estende a perder de vista e que o isola das pessoas que ele consegue ver, através da janela, do outro lado da vedação, as quais, curiosamente, usam todas um pijama às riscas. Como Bruno adora fazer explorações, certo dia, desobedecendo às ordens expressas do pai, resolve investigar até onde vai a vedação. É então que encontra um rapazinho exactamente da sua idade, vestido com o pijama às riscas que ele já tinha observado, e que em breve se torna o seu melhor amigo..." (Bertrand.pt).

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Avatar- The last Airbender


Antes de estrearem os filmes "Avatar" com as personagens azuis e "Avatar- the last airbender" com um cenário bastante sombrio*, eu tive a sorte de uma amiga minha muito querida me dar a conhecer Aang (o Avatar), Katara (a amiga e dobradora da Tribo da água), Sokka (o irmão de Katara e guerreiro da Tribo da água), Apa (o Bisonte voador de Aang) e Momo (um primata, fiel amigo de Aang) numa série animada americana de três temporadas co-criada por Michael Dante DiMartino e Bryan Konietzko. A série mistura artes marciais, mitologia chinesa, cultura asiática e magias elementais, tudo em género de aventura, comédia, fantasia e acção. O Avatar é o único que consegue dominar os 4 elementos, no entanto, Aang (já perito com o elemento Ar) tem que aperfeiçoar as suas técnicas relativas à Água, à Terra e ao Fogo para finalmente derrotar a Nação do fogo que quer dominar o mundo com muita maldade, diga-se de passagem... Esta série é fantástica e muito querida, por isso recomendo-a para todas as idades! Adorei vê-la e ainda hoje ela faz diariamente parte da minha vida. 

Para quem já conhece, estreou recentemente a continuação da história numa nova série dos mesmos produtores com o nome "Avatar: The legend of Korra".

*Este filme não foi bem recebido pela crítica e recebeu 5 framboesas de ouro, inclusivé a de pior filme 2011. Não vi (não chamou nem um bocadinho) e garanto-vos que, pelo trailer, nada tem a ver com a série animada.

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Dia Mundial da Música


Hoje aqui fica uma música bem gira e que tem sido o vício de uma pessoa que me é muito querida! Neste dia Mundial da música, esta é a música que sugiro! Of Monsters and Men- Little talks.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...